segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ROSACEA.

Ninguém gosta de uma espinha no rosto. Quando saímos da adolescência, ficamos ansiosos para ter bem menos imperfeições proeminentes e marcas vermelhas na nossa cara. Entanto cerca de 14 milhões de americanos sofrem de uma doença da pele que nos obriga a relembrar aquela sensação desconfortável da adolescência quando surgem erupções vermelhas, inchaços e pústulas. O nome desta doença da pele é rosácea.
  1. Causas da rosácea. A rosácea ocorre mais freqüentemente em mulheres do que homens. Muitas vezes mal diagnosticada, a rosácea pode assemelhar-se a outras doenças da pele (como a acne), ou ser considerada como conseqüência de uma bebedeira. Na verdade, a rosácea não tem nada a ver com acne e, embora beber possa piorar os sintomas da doença, o álcool não é a causa da rosácea. Os cientistas ainda estão confusos quanto à natureza exata da doença. Estudos apontam várias possíveis causas para a rosácea, que vão de uma doença vascular de bactérias gastrintestinais, sol ou até mesmo ácaros que vivem nos folículos pilosos . Muitos cientistas sustentam que a hereditariedade desempenha um papel importante na aquisição da rosácea. 
  2. Sinais da rosácea. A rosácea pode se manifestar de diferentes formas. Embora o número de mulheres que sofrem de rosácea seja maior do que o dos homens, estes tem tendência a exibir os sinais mais graves da doença. Aqui vão alguns sintomas:
    • Ruborização freqüente no rosto.
    • Rosto irritado com manchas vermelhas.
    • Erupções vermelhas (como espinhas) no rosto.
    • Minúsculos vasos sangüíneos em torno do nariz ou nas bochechas.
    • Nariz vermelho e inflamado, inchado na ponta. 
  3. Procure tratamentos. Apesar da rosácea ocorrer normalmente em ondas e ciclos, a rosácea não tratada fica progressivamente pior. Se você suspeitar que pode ter rosácea, ou se já tiver sido diagnosticado, mas não aderiu ainda a terapia prescrita pelo seu médico, agora é um bom momento para se comprometer com o tratamento.
    Aqui estão algumas opções de tratamento:
    • Antibióticos. Pomada antibióticas e pílulas como a tetraciclina são tratamentos comuns para a rosácea. A pomada é geralmente a primeira receita, e embora as pílulas e pomada são muitas vezes prescritas juntas para limpar a inflamação da rosácea. Esses remédios são utilizadas principalmente pelas suas propriedades anti-inflamatórias.
    • Medicação mais forte. Quando uma erupção de rosácea é particularmente grave, os médicos podem prescrever um medicamento chamado isotretinoína. Muitas vezes prescritos para acne grave, ele faz com que as glândulas sebáceas no rosto diminuam. Os efeitos do remédio podem ser bastante dramáticos, mas infelizmente os efeitos colaterais também podem ser grandes, razão pela qual os médicos prescrevem a droga apenas sob severas condições, e só depois dos métodos menos perigosos terem falhado.
    • Métodos cirúrgicos. Com a cirurgia a laser, os médicos podem reduzir a visibilidade dos vasos sanguíneos e da vermelhidão no seu rosto. Pode parecer estranho, mas os lasers são utilizados para causar danos deliberados aos capilares, o que desencadeia os mecanismos de defesa do organismo e reduz o aparecimento da inflamação.
    Além disso, os lasers podem reduzir o acúmulo de tecido vermelho no nariz, um sintoma comum da rosácea avançada. 
  4. Coisas que você pode fazer para lidar com a rosácea.  
    • Mantenha um diário. Você pode pensar que o acompanhamento de suas atividades diárias não é uma parte importante do tratamento da rosácea, especialmente quando você não está enfrentando nenhum sintoma no momento. Mas existem algumas substâncias, fatores ambientais e atividades que podem desencadear surtos de rosácea; mantendo um diário irá ajudá-lo a identificar possíveis fatores desencadeadores em sua vida e evitá-los no futuro. Fatores comumente suspeitos incluem o estresse, álcool, certos medicamentos, alimentos ou bebidas quentes (e calor em geral), comida apimentada e exposição ao sol. O álcool e a exposição solar são fatores tão comuns que os médicos recomendam a qualquer paciente para evitá-los o máximo possível.
    • Busque ajuda. Se você sofrer de rosácea, você pode se sentir mais consciente de si mesmo do que quando era um adolescente com acne. Sentimentos de constrangimento muitas vezes conduzem a uma baixa auto-estima e, por vezes, à depressão. É importante lembrar que você não está sozinho nessa. Seu médico pode ajudá-lo a encontrar ajuda em sua comunidade local ou on-line com outros  pacientes com rosácea.
A rosácea não tem que ficar no seu caminho. Basta olhar para algumas figuras ilustres que tiveram rosácea - Bill Clinton, Princesa Diana, Rembrandt (muito provável) e JP Morgan, para citar apenas alguns. Obviamente você está em boa companhia. Então, seja agressivo ao enfrentar a rosácea! A longo prazo, a rosácea não vai melhorar por si só; ela provavelmente só vai piorar sem tratamento. Através de uma combinação de atenção médica e cuidados pessoais, você pode reduzir a inflamação da rosácea a um nível imperceptível. Agende uma consulta com um dermatologista para iniciar o tratamento da rosácea.


Por: Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário